sexta-feira, 20 de maio de 2011

Região Sudeste


  • INTRODUÇÃO:
A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul.
A Região Sudeste não é muito extensa. Ocupando apenas 11% do território brasileiro, possui menos de um milhão de quilômetros quadrados de área total e compreende os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
  • CARACTERÍSTICAS:
*RELEVO

Podemos identificar cinco grandes divisões no relevo no Sudeste:

Planícies e terras baixas costeiras: Apresentam larguras variáveis, ora aparecendo na forma de grandes baixadas, ora estreitando-se e favorecendo a formação de costas altas, onde a serra do Mar entra diretamente em contato direto com o oceano Atlântico. São comuns, ao longo da planície, muitas praias e algumas restingas, que formam lagoas costeiras e grandes baías.


O pico da Bandeira, localizada entre estados de Espirito Santo e Minas Gerais, o ponto mais alto região do sudeste.









No oeste, encontramos o vale do rio Paraíba do Sul, que separa a serra do Mar da serra da Mantiqueira. No norte, as elevações afastam-se do litoral, dando origem à serra do Espinhaço.
Ao norte de São Paulo e a oeste de Minas Gerais, encontra-se a serra da Canastra
.


*HIDROGRAFIA

Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as várias bacias hidrográficas, merecem destaque:


Nenhum comentário:

Postar um comentário