sexta-feira, 20 de maio de 2011

Região Sudeste


  • INTRODUÇÃO:
A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul.
A Região Sudeste não é muito extensa. Ocupando apenas 11% do território brasileiro, possui menos de um milhão de quilômetros quadrados de área total e compreende os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
  • CARACTERÍSTICAS:
*RELEVO

Podemos identificar cinco grandes divisões no relevo no Sudeste:

Planícies e terras baixas costeiras: Apresentam larguras variáveis, ora aparecendo na forma de grandes baixadas, ora estreitando-se e favorecendo a formação de costas altas, onde a serra do Mar entra diretamente em contato direto com o oceano Atlântico. São comuns, ao longo da planície, muitas praias e algumas restingas, que formam lagoas costeiras e grandes baías.


O pico da Bandeira, localizada entre estados de Espirito Santo e Minas Gerais, o ponto mais alto região do sudeste.









No oeste, encontramos o vale do rio Paraíba do Sul, que separa a serra do Mar da serra da Mantiqueira. No norte, as elevações afastam-se do litoral, dando origem à serra do Espinhaço.
Ao norte de São Paulo e a oeste de Minas Gerais, encontra-se a serra da Canastra
.


*HIDROGRAFIA

Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as várias bacias hidrográficas, merecem destaque:


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Telefone

  • QUEM INVENTOU O TELEFONE? Esse foi um fato que gerou e até hoje gera muitas controvérsias sobre o verdadeiro inventor do telefone. Pois por muitos anos foi creditado ao Graham Bell esse feito, mas…

Depois de algumas pesquisas feitas e muitas discussões sobre esse assunto polêmico, em 2002 por uma nota oficial dos EUA, foi declarado que o inventor desse brilhante método de comunicação foi Antonio Meucci.

O dia exato da invenção é pouco conhecido, pois entre 1850 e 1862 Meucci contruiu mais de 25 protótipos de telefones.

O que ocorreu todas essas controvérsias foi o fato de Antonio Meucci ser muito pobre, e não ter tido o dinheiro para registrar a patente de sua invenção, ele chegou a vender um telefone em 1970 por apenas 6 dólares.

De fato e reconhecido pelo Congresso Nacional dos EUA quem inventou o telefone foi Antonio Meucci.

  • NOME DA INVENÇÃO: Trasnmissor de Ondas= Tipos especiais telegrafo sem fios.

  • LOCAL E DATA DA INVENÇÃO: Massachussetes em Boston dia 10 de março de 1876.

  • BENÉFICIOS E IMPLICAÇÕES DO TELEFONE PARA A HUMANIDADE: Assim como a invenção dos aviões o telefone também é um dos principais inventos da humanidade que trouxe muitos benefícios para milhares de pessoas.

A grande invenção foi graças ao escocês Alexander Graham Bell que tinha muito conhecimento em foniatria, conhecimento que ele havia herdado principalmente dos seus pais e avós.

Mas os anos se passaram e hoje a invenção de Bell, que até então funcionava somente no mesmo prédio, agora funciona em qualquer lugar do mundo.

Seja através de telefone fixo ou celular a invenção de Bell ganhou proporções gigantescas que hoje é administrada por grandes empresas TeleCom. Este artigo analisa as raízes do surgimento de um novo ramo do conhecimento humano, qual seja , a nanociência e as suas aplicações práticas , que são as nanotecnologias já presentes no cotidiano das atividades econômicas e industriais. Correlações são feitas com o amplo contexto sócio-econômico que condicionam o seu surgimento e as suas evoluções, assim como as conseqüências desta nova tecnologia no modo de vida , na cultura e na concepção de mundo das pessoas.


  • DESCRIÇÃO:O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhadas para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas. É definido como um aparelho eletroacústico quepermite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e no ponto receptor, teremos a transformação de energia elétrica em acústica, permitindo desta forma o troca de informações(falada e ouvida)entre dois ou mais assinantes. É lógico que, para haver Êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.
  • POESIA ESPANHOLA: Destierro

    Juan José Domenchina

    Es la noche sin fin, la desvelada
    noche, que con sus filos de cuchilla
    implacable recorta en amarilla
    muerte, nuestra silueta enajenada.

    Vivir, cuando vivir no vale nada,
    equivale a sembrar , com la semilla
    infecunda, el dolor, que tanto humilla;
    de una existencia rota e postergada.

    Y el sinsomnio repite inexorable
    el paso de la vida irrevocable,
    que, sin dejarse de sentir, se aleja.

    Donde nos llevará, tan sin camino,
    tan juguete irrisório del destino,
    Nuestra razón destartalada y vieja?

    Exílio

    É a noite sem fim, a desvelada
    noite que, como os fios de uma faca, sela
    implacável recorte em amarela
    morte, nossa silhueta alienada.

    Viver, quando viver não vale nada,
    é igual semear, com uma semente
    estéril, a dor tão humilhante
    de uma existência rota e postergada.

    E o insone repete de modo inexorável
    o passo da vida irrevogável,
    que, sem deixar de sentir, o leva embora.

    Onde nos levará tão sem estradas,
    irrisório brinquedo do destino, e suas jogadas,






  • TIPOS DE TELEFONES: DESDE OS MAIS ANTIGOS ATÉ OS MODERNOS



Dar um alô. O que não muda por causa de um telefonema? Aquele recado que a gente não recebeu e causou um desencontro. Ouvir a voz do namorado, lá longe, dando um alívio para a saudade... Aquela chamada que marcou a entrevista para o primeiro emprego. A fofoca que veio antes de mais ninguém da turma saber! E a desculpa esfarrapada, dizendo para a mãe que vai dormir na casa da melhor amiga... o que não muda por causa de um telefonema!
O telefone demorou para ser aceito e compreendido, até se tornar indispensável. No início do século XX, por exemplo, a maioria da população ainda não tinha uma clara noção do que mudaria na sociedade após esta invenção. Hoje é difícil imaginar a vida hoje sem telefone! Que dirá dos telefones celulares! Viva Graham Bell.

EQUIPE:
2

GRUPO:
Benício Junior, Gessika Moura, Kylvya Dayanny e Luanna Joyce
.